quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Competência Sempre em Defesa de Minas

Amigos do Hélio - wordpress.com

Hélio Costa tem suas raízes em Juiz de Fora aonde seus avós, imigrantes italianos, chegaram na virada do século passado e se casaram, antes de se fixarem em Barbacena como modestos agricultores.

Filho de Renata Fiorino da Costa, uma simples trabalhadora de fábrica de tecidos, e José Calixto da Costa, eletricista e motorista de táxi, Hélio Costa nasceu em Barbacena, é o mais novo de quatro irmãos e o único que chegou a Universidade.

É casado com a engenheira Ana Cataria Xavier Costa, com quem tem dois filhos, Daniel de 15 anos e Gabriel de 12. De seu primeiro casamento tem quatro filhos: Roberto John, engenheiro, Hélio José Costa, médico, Marcus Theobaldo, engenheiro e Eugênio Alexandre, advogado e publicitário.

Começou a trabalhar no rádio aos treze anos para ajudar na subsistência da família. Aos dezenove já estava em Belo Horizonte, atuando como noticiarista na Rádio Itatiaia, onde fez sua primeira reportagem internacional: a cobertura da posse do Presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em janeiro de 1961.

Trabalhou em todos os veículos dos Diários Associados na Capital mineira, como repórter setorista dos jornais Estado de Minas e Diário da Tarde, e redator e apresentador da TV Itacolomi, hoje TV Alterosa/SBT.

Em 1966 passou no concurso da rádio internacional dos Estados Unidos e foi contratado como redator e tradutor da Voz da América em Washington, DC.

Fez o curso de “Arts and Sciences” na Universidade de Maryland, Humanidades na Universidade do Reino Unido, Produção de Televisão e Correspondente Internacional na Catholic University of America, em Washington DC. Foi palestrante convidado do curso de jornalismo da Pace University, em Nova York, sob a direção do professor Jordan Young.

Em 1972 foi contrato pela Rede Globo como repórter internacional e, nos anos seguintes, foi o responsável pela criação e montagem das sucursais de Nova Iorque, Washington, Londres e Paris.

Nas décadas de 70 e 80 foi premiado quatro vezes como o melhor repórter da TV Brasileira e recebeu da Associação Americana de Mulheres Jornalistas e da Associação Mundial de Imprensa o título de Mérito Internacional.

Como correspondente internacional trabalhou em 72 países de quatro continentes, realizando reportagens cientificas e políticas e cobrindo os maiores acontecimentos das décadas de 70 e 80: das eleições presidenciais americanas até a guerra civil em El Salvador.

Em 1986, já totalmente realizado como o jornalista mais bem pago do Brasil, candidatou-se e elegeu-se deputado constituinte. No parlamento, foi eleito vice-presidente da Comissão da Ordem Social da Assembléia Nacional Constituinte.

Apresentou 122 emendas à Constituição de 1986 e teve mais de dez sugestões aproveitadas na redação final do texto constitucional.

O DIAP, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o mais importante órgão avaliador do desempenho dos deputados e senadores, concedeu a Hélio Costa nota dez, por sua atuação em defesa dos interesses dos trabalhadores e das minorias durante os debates da Constituinte.

Candidato de oposição a governador de Minas Gerais, apesar de lutar contra as mais reconhecidas lideranças e forças políticas do Estado, em duas oportunidades, ficou apenas a 1% da vitória.
Reeleito Deputado Federal foi presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e vice-lider do PMDB na Câmara dos Deputados.

Em 2002 o povo mineiro elegeu Hélio Costa Senador da República com três milhões e meio de votos. Em seguida, foi eleito, pelos seus pares, presidente da Comissão de Educação e Comunicações do Senado Federal e vice-lider do PMDB e do governo.

Por quatro anos consecutivos foi eleito pelo DIAP um dos “Cabeças do Congresso Nacional” e colocado entre os cem políticos mais influentes do país.

Em 2005 foi convidado pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva a assumir o Ministério das Comunicações.
Adotou, como suas principais metas, a implantação da TV Digital, a criação do sistema de Banda Larga Nacional, o programa Banda Larga nas Escolas Públicas e o Programa Nacional de Telecentros. Levou a TV Digital Brasileira à Argentina, ao Chile, Peru e à Venezuela, transformando o sistema brasileiro de televisão digital em sistema padrão na América do Sul, e implantou telecentros comunitários, com internet banda larga, em 5.465 cidades em todo o Brasil.

Recebeu as mais altas condecorações de Minas Gerais e do país. Entre elas, a Medalha da Inconfidência, do governo de Minas Gerais a Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, a Medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro, a Ordem Almirante Tamandaré, da Marinha do Brasil, a Medalha do Mérito Aeronáutico, da Força Aérea Brasileira, a Medalha do Mérito do Judiciário Mineiro e da Associação dos Magistrados. É cidadão honorário de duas dezenas de cidades mineiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário