domingo, 24 de outubro de 2010

Homenagem da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí

Hélio Costa - A história deste mineiro que trabalhou no mundo inteiro começa na Zona da Mata, em Minas Gerais.

Hélio Costa nasceu em Barbacena, filho de um taxista e de uma operária, sendo o único dos cinco filhos que chegou à universidade. Desde cedo trabalhou para ajudar a família. Aos 15 anos torna-se locutor de rádio e aos 20 anos muda para Belo Horizonte. Trabalha de dia, estuda à noite, e acaba passando no concorrido concurso para atuar na rádio Voz da América, nos Estados Unidos. Ainda no exterior, administra a quarta maior rede de TV do mundo.

Como repórter conhece 73 países e acompanha de perto as principais transformações do mundo. Vive a experiência única de ver as dificuldades das populações de todos os continentes, muitas delas as mesmas enfrentadas no Brasil.

Depois de uma carreira de sucesso, passa se dedicar à política e aplicar a sua experiência a favor do país. Em 1986 é eleito deputado federal. Apresenta 106 emendas à Constituição Federal, a maioria em defesa dos direitos dos trabalhadores. Das propostas apresentadas, 27 foram aprovadas. Também foi vice-presidente da Comissão da Ordem Social e comandou a votação que aprovou os direitos do trabalhador.

Por isso ganhou nota 10 do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), o mais importante órgão de avaliação do poder público, em especial do legislativo. O DIAP representa quase mil entidades sindicais dos trabalhadores no Brasil. Desde que retornou ao legislativo, em 1998 como deputado, e 2002 como senador (com três milhões e meio de votos), vem sendo apontado pelo DIAP todos os anos como um dos principais lideranças do Congresso Nacional e um dos parlamentares mais presentes e influentes.

Presidiu na Câmara a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, quando acabou com a autoritária Lei de Segurança Nacional, tão temida durante o período do regime militar. Atuou de forma decisiva para que a Cemig, a Copasa e a hidrelétrica de Furnas continuassem nas mãos dos mineiros. Protestou contra o bloqueio de recursos para Minas. No Senado, presidiu a Comissão de Educação. Todo o seu trabalho como parlamentar está documentado em dois livros com mais de 200 páginas, sempre em defesa do Brasil e, principalmente, de Minas Gerais.

Agora, como Ministro das Comunicações, destaca-se pelo desenvolvimento da indústria, pesquisa tecnológica, da garantia da TV aberta e gratuita, ampliação das rádios comunitárias e defesa do consumidor.

Apoiou a comunidade científica brasileira para desenvolver o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), envolvendo 93 instituições de ensino público e privado, 1.200 profissionais, entre técnicos, cientistas e professores. O SBTVD é um projeto que irá democratizar o acesso da população à internet banda larga e à telefonia, desenvolver a indústria de tecnologia de ponta e a produção cultural brasileira.

Também à frente do ministério, Hélio Costa ampliou o programa de inclusão digital, dando oportunidade a milhões de estudantes carentes e trabalhadores de terem acesso à internet e a programas de educação a distância, de telemedicina, cursos profissionalizantes e treinamento de professores.

O ministério também equipou mil instituições de deficientes visuais, surdos e mudos, com máquinas especiais para se comunicarem. Ainda está conectando todos os municípios do Brasil em internet banda larga, levando as tecnologias mais modernas, baratas ou gratuitas, como o telefonia via internet.

Ainda conseguiu o apoio do governo para o seu projeto do Telefone Social, em tramitação no Congresso Nacional, que e pretende reduzir pela metade a assinatura básica para famílias que ganham até quatro salários-mínimos.

Referência: Homenagem recebida da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí
(http://www.alepi.pi.gov.br/hm-heliocosta.asp)